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Rallyman GT — Manobras de ultrapassagem

Atualizado: 26 de abr. de 2022

Uma das coisas que achei mais complicadas de aceitar em Rallyman GT é a questão de que um carro mais veloz atrás dos outros (se bloqueado) tinha que perder a vez. E, ok, são as regras de um BOARD GAME que nem tenta ser simulacionista, é sobre gestão do recurso dos dados e como planejar usá-los de forma inteligente te trará a vitória.

Mas eu não resisto e deixar um jogo de carrinho mais “real”. Tento, mas não consigo. e como regra variante não é obrigatória, decidi me debruçar um pouco nisso e criar algo que fosse diferente, abrisse opções, mas não fosse apenas um forma de passar outros carrinhos, mas que encaixasse nas regras oficiais. Então pensei em manobras para ultrapassar carros bloqueando a pista. Porém isso seria uma vantagem muito específica apenas para avançar além dos oponentes — com um risco bem alto, é verdade — mas para que ela se equilibre, acrescentei a regra de frenagem brusca. Dando ao jogador que está atrás com mais velocidade uma oportunidade de ultrapassar (com risco) ou se manter atrás da fila (com um pouco menos de risco, ou nenhum (dependendo da sua velocidade).

Bora ver?


Você já se viu nessa situação — está em maior velocidade e bloqueado?


Você já se viu nessa situação — está em maior velocidade e bloqueado?

Agora você pode decidir manter-se atrás e dirigir seguro (ou quase), ou tentar ultrapassar forçando passagem sobre um dos carros, mostrando ás do volante que você é. Mas lembre-se você precisa ter velocidade superior aos amiguinhos para ultrapassá-los. (veja regra oficial para isso) Veja como:

Premissa base das manobras

A regra básica para executar uma manobra consiste de 3 pontos:

  • Começa a rolagem um 1 alerta

  • Adicione um dado vermelho para a manobra

  • A rolagem é no sistema “pisando fundo” mas Não recebe foco


Com essa regra na cabeça tudo ficará mais fácil. A última coisa a se saber é sobre a falha:

  • Se falhar a rolagem a punição virá no que acontecer primeiro: a soma dos 3 alertas nos dados ou o local da manobra.

Vamos ver um exemplo (com falha, pq se acertar basta colocar o carrinho no ponto certo e seguir o jogo, rs)

Ultrapassando

Você precisa poder fazer uma trajetória através dos carros. Ter velocidade para passá-los. Escolher um dos carros sobre o qual forçará a passagem.


Bloqueado? Por que não passar através do azul forçando seu espaço?


Se não houvesse carros na pista essa seria a jogada


Adicione um dado vermelho para a manobra


Role tudo junto (no exemplo deu muito ruim)


Vamos supor que a configuração da falha foi essa (alerta no dado 3 e em um dos brancos)


(ERRADO!) Na teoria, pela regra do jogo você poderia montar a trajetória rodando lá no dado 3…


(CORRETO) Mas a manobra acontece ANTES, então é ali que você roda, saindo da pista em velocidade 00.


As regras básicas de perda de controle e dano se aplicam. Obviamente eu fiz uma versão para elas, mas postaria no futuro e linko aqui. No exemplo acima, alguns detalhes:

  • Se a manobra acontecesse depois dos 3 alertas aparecerem na trajetória (lembre-se, você já começa com 1) então a perda de controle ocorreria antes da manobra (repetindo: O controle é perdido nos 3 alertas ou na manobra o que acontecer antes na trajetória)

E se tiver muito, muito trânsito?

Você simplesmente fará uma manobra cada vez que precisar forçar passagem.

Meu Deus. Tá tudo fechado.. como farei?


Aplicam-se as mesmas regras. São duas manobras e você usa um dado para cada manobra


E nas curvas?

Basicamente aplica-se a mesma regra, mas sempre respeitando todos os limites da curva.

Não tem espaço na curva? Vamos forçar.



Mas precisa respeitar os limites da curva e, nesse caso vc teria que reduzir pra 2 (o dado vermelho extra é da manobra) porém, se reduzir para 2 você terá menos velocidade que o carro verde e não poderá passar por ali.


Sua única opção é passar pela trajetória mais longa. O primeiro dado vermelho é pela frenagem e o segundo sim é da manobra.


E a contrapartida para equilibrar a regra? Ela se chama:


Frenagem Forçada de emergência.

Se você quiser (ou precisar) parar no espaço imediatamente atrás de outro carro a partir de agora precisa seguir umas regrinhas. Você só pode parar atrás de um outro carro (em sua traseira — ou vácuo) se tiver na mesma velocidade ou inferior. Além disso, se você precisar usar o freio em qualquer momento da trajetória para cumprir essa regra, isso é uma frenagem de emergência e vira uma manobra; e ainda se, por qualquer motivo na sua trajetória, você tiver que parar no espaço imediatamente atrás de outro carro sem ter cumprido os requisitos de velocidade, Você precisa decidir se:

  • Forçará passagem (como explicado acima)

  • Fará uma frenagem forçada

Lembre-se que você pode parar afastado por um espaço sem qualquer penalidade ou problema:

Laranja pode parar sem problema em marcha superior pois deixou um espaço entre seu carro e o que está à sua frente.

Mas vamos assumir que ele está partindo de um turno completamente novo desta posição. Em quinta marcha com apenas um espaço entre seu carro e os oponentes. E ele não quer forçar passagem para não assumir muito risco. Entretanto algum risco ele terá. Pois vai precisar parar em 3a marcha, estando em quinta precisará frear para isso e, logo, tornou-se uma manobra.

(ERRADO!) ele não poderia apenas frear para reduzir sua marcha pois estaria freando para cumprir o requisito e portanto, fazendo uma manobra.

Laranja precisa fazer uma frenagem forçada de emergência tornando seu movimento uma manobra

Então ele seguirá as regras das manobras:

  • Assume 1 alerta no inicio do movimento

  • Pega um dado vermelho extra da manobra (além do vermelho da frenagem)

  • Rola tudo junto (pisando fundo) sem receber os pontos de foco.

Se falhar, aplica-se as regras da manobra rodando na trajetória ou na manobra o que vier primeiro (sendo que a manobra de frenagem é possivelmente a última coisa que ele fez)

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